Paraná em Ação acontece em Vitorino, que recebe visita do Secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Santin Roveda

Durante os dias 13, 14 e 15 de março, Vitorino recebe a feira de serviços gratuitos Paraná em Ação. Realizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) em parceria com diversas instituições do Estado do Paraná e também com a Prefeitura de Vitorino. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes Ademir Zílio, com objetivo de ofertar, de maneira gratuita, diversos serviços como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

Na área de documentação, é ofertada a confecção gratuita da Carteira de Identidade. Por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), o certificado de reservista, pela Junta de Serviço Militar, e o CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios. Também é possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, a CNH Digital, a Carteira do Autista, Passe Livre e, ainda, a Segunda via de Certidões (Nascimento, Casamento e Óbito).

Para o público de baixa renda, são disponíveis os programas Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel.

A Defensoria Pública disponibilizará orientações jurídicas e o teste de paternidade e maternidade. Para realizar o exame, os interessados devem comparecer com os documentos básicos em mãos (RG, CPF e Comprovante de Residência) para a coleta de amostra. Após a coleta, devem aguardar até 20 dias para o resultado do teste por um laboratório licitado pela Defensoria. Com o resultado, os interessados poderão solicitar, por exemplo, alteração do sobrenome nos documentos, divisão de guarda ou estabelecer pensões voluntárias.

Ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade racial e Pessoa Idosa é ofertado o Ônibus Lilás, que presta orientação socioassistencial, jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência.

Para o secretário da Seju, Santin Roveda, que esteve na cerimônia oficial do evento, nada disso acontece sem uma estratégia. “O município que mais cresce no Sudoeste e o quinto que mais cresce no Paraná. Orgulhoso de estar em Vitorino, de fazer parte da equipe do governador Ratinho Junior e de todos esses servidores que aqui estão, tão carinhosamente atendendo a população. Pode parecer impossível alguém não possuir documentos atualmente, mas esses casos existem. Sem ter documento, não há cidadania. E nós estamos aqui para dar essa visibilidade às pessoas e juntos delas, impulsionar o Paraná”, afirmou o secretário.

Já para o prefeito Marciano Vottri, ter acesso a todos estes serviços em um único lugar, é trazer os recursos para o município, onde realmente as pessoas residem, local onde há desenvolvimento. “Nós ficamos muito gratos por essa ação, somos o primeiro município do Sudeoste a receber o Paraná em Ação, e entregando serviços de qualidade para nossa população. Quero especialmente agradecer aos servidores do Estado, que estão tratando com tanto carinho os nossos vitorinenses”, finalizou Marciano.

Estiveram presentes também servidores de Vitorino, que realizam uma força tarefa de serviços para os vitorinenses, vereadores e a presidente do Legislativo, Joseane Martarello, além de todos os secretários municipais, o vice-prefeito Marcio Tibes e o representante do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, Marcos Bordin.