Prefeitura de Vitorino adere a campanha do Setembro Amarelo

Setembro amarelo | Crédito: Banco de imagens

Nesta sexta-feira é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, tema discutido amplamente durante o Setembro Amarelo, como forma de prevenir e levar maiores informações sobre o assunto para que a população possa identificar pessoas que necessitam de ajuda e quebrar o tabu existente em volta de assunto que envolvem a saúde mental e emocional.

Como forma de prevenir casos de suicídio, a Prefeitura Municipal de Vitorino fornece, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, atendimento humanizado à pacientes em tratamento de transtornos mentais e/ou emocionais, por isso, adere a Campanha do Setembro Amarelo, com o objetivo de valorizar a vida e evitar suicídios.

Devido à pandemia da covid-19 e com o objetivo de evitar aglomerações, nesse ano não serão realizadas palestras, como de costume. A Secretaria de Desenvolvimento Social do município estará realizando a campanha em rádios e redes sociais, com o intuito de conscientizar a população.

A gestão municipal se empenha para que o atendimento à saúde mental dos vitorinenses aconteçam de forma atenciosa e cautelosa, mas ainda precisa da ajuda da população para realizar o diagnóstico e tratamento daqueles que precisam, por isso, essa campanha de conscientização é tão importante.

Para auxiliar aqueles que necessitam de atendimento psicológico e/ou psiquiátrico, o município está preparado, através do CRAS e da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde se encontram profissionais de assistência social e psicólogos, e caso necessário, um encaminhamento é feito através do SUS para o médico psiquiatra.

No CRAS do município, os profissionais colocaram um mural com o tema Setembro Amarelo, e espaço para quem desejar, escrever uma frase motivacional, com o objetivo de tocar as pessoas que necessitam de ajuda.

A responsável pela pasta, Fernanda Tomassoni, fala que a ideia do mural é que as pessoas deixem suas mensagens e ofereçam conforto para aqueles que passam por dificuldades psicológicas. “A ideia do setembro amarelo é conscientizar que o suicídio existe, mas que pode ser evitado, então estamos educando a população através de medidas e intervenções locais para que todos saibam que é possível contornar a situação”.

O aviso é para todos que precisam, que se percebem em um momento de dificuldade. Qualquer pessoa pode buscar atendimento junto ao CRAS ou com a Secretaria de Desenvolvimento Social, “quanto mais tempo aguardar, mais difícil é contornar a situação”.

Fernanda ainda pede para que os munícipes que perceberem alguém precisando de ajuda, seja dentro ou fora do convívio familiar, que comuniquem os responsáveis ou tenham uma conversa franca e acolhedora para que essa pessoa procure ajuda e receba o atendimento necessário. “É importante não pensar que essa é uma situação irrelevante, o psicólogo é um profissional sigiloso e preparado para fazer o atendimento de qualidade, temos esse tabu de que doenças emocionais, como depressão, ansiedade e outras, não precisam de acompanhamento médico e sabemos que não é verdade, há cura e há formas de reverter a situação, voltando a ter qualidade de vida”.

Você também pode receber ajuda através do Centro de Valorização à Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimento gratuito e sigiloso. O serviço está disponível todos os dias, pelo telefone 188.