Prefeitura encaminha projeto para reajuste de 5% em vencimentos dos servidores públicos municipais e de 30% nas bolsas de estágio

O município de Vitorino encaminhou nesta semana ao Legislativo, o projeto de Lei Nº 09/2024, que autoriza o Executivo a conceder revisão geral anual ao vencimento dos servidores públicos do Poder Executivo do Município de Vitorino. Trata-se da garantia constitucional que é assegurada aos servidores, e que o poder executivo procura atender plenamente.

Segundo o prefeito Marciano Vottri, o projeto encaminhado estabelece um aumento de 5%, que garante a recomposição dos vencimentos em índices compatíveis com a variação da moeda nacional. Entretanto, diferentemente de anos anteriores, a revisão em 2024, é maior que o índice utilizado, que é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que fechou em 3,71% em 2023. “Com muita responsabilidade, analisando o balanço orçamentário e a previsão de receitas, e como forma de valorização do nosso servidor público, nós estendemos esse valor para 5%, para que além de cumprir a obrigação constitucional, nós pudéssemos fomentar o principal elemento que faz as políticas públicas acontecer em nossa cidade. Que cuidam de todos os serviços realizados, de todas as pastas do município, então, esses servidores receberão, a partir de fevereiro, a recomposição de 2024”, explicou Marciano.

Além dos servidores municipais, outra revisão acontece em 2024. O valor da bolsa dos estagiários da Prefeitura de Vitorino será reajustado em 30%, o que não ocorria desde 2016, quando da criação destes. “É para fomentar e valorizar a primeira oportunidade, para que as pessoas possam se profissionalizar dentro do serviço público, e ter uma bolsa compatível com a sua carga horária exercida”, afirmou o prefeito.

Ainda sobre a questão orçamentária e da possibilidade de um reajuste acima dos índices nacionais, Marciano explica que o planejamento de ações ordenadas nos últimos anos, permite o município de Vitorino, na atual conjuntura financeira, reajustar acima da média, os vencimentos de seus servidores. “Nós conseguimos isso, através de ações planejadas e ordenadas. Embora nós saibamos que ainda não é o bastante, mas é o que o município tem condições neste momento, e sim, fomos além do que a lei nos determina”, conclui Marciano.