Programa Comida Boa Vitorino recebe caminhão novo

Com o objetivo de construir ligações entre campo e cidade, e também promover a segurança alimentar das famílias vitorinenses, o Programa Comida Boa Vitorino recebeu na última quinta-feira (19), em Curitiba, um caminhão baú zero Km. O prefeito Marciano Vottri, esteve na capital do Estado, junto do vice-prefeito Marcio Tibes para retirada do caminhão, na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que é encaminhado ao município por cessão de uso, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan). O programa criado pelo executivo municipal, ganha mais um instrumento que potencializará sua eficácia, quando estiver pronto para iniciar. “Vai auxiliar na logística pois é um caminhão já preparado para esse tipo de transporte. Construído com essa finalidade do transporte da alimentação um caminhão tipo furgão, que vem auxiliar a logística de um programa onde nós estamos falando em grandes volumes de compra institucionais”, pontua Vottri.

O programa consiste basicamente em apoiar a produção da agricultura familiar, comprando seus produtos e levando-os até à mesa das famílias de Vitorino, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os artigos são os mais variados, desde frutas, legumes e verduras in natura até a panificação. “Compramos do agricultor familiar, fortalecendo toda a cadeia do sistema agro e fornecemos para as famílias que vivem em vulnerabilidade social nos bairros da cidade, naturalmente atestado com laudo técnico social”, afirma o prefeito Marciano.

A expectativa é de lançar o programa ainda no próximo mês, com o credenciamento de aproximadamente 35 agricultores. Como projeto criado pela administração pública, foi aprovado ainda em dezembro de 2022 pela Câmara de Vereadores, que inclusive, em acordo com o executivo, repassou 300 mil reais do seu excedente orçamentário como indicação para custear o programa Comida Boa Vitorino. Atualmente, o projeto se encontra em fase de regulamentação administrativa, o que deve especificar os critérios para participação tanto de agricultores que fornecerão quanto das famílias que serão atendidas. “Após a regulamentação se abre o edital de chamada pública, para credenciamento dos agricultores familiares. Com edital aberto e credenciamento dos agricultores já realizados, a etapa seguinte é a compra institucional e o estabelecimento da logística de entrega”, explica Vottri, sobre os próximos passos do programa.