Programa leva consciência de saúde para escolas municipais

Durante as últimas semanas de setembro, uma equipe completa da Atenção Primária em Saúde e Estratégia Saúde da Família esteve desenvolvendo ações de conscientização para com a saúde da criança, em atividades lúdicas, dentro das escolas e colégio de Vitorino. Segundo a enfermeira Eliane Nunes, o Programa Saúde na Escola (PSE) “visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população”.

O objetivo do programa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. As ações iniciam com um circuito que aborda temas como sistemas do corpo humano, nutrição, saúde bucal, arboviroses entre outros. Também houve ações de incentivo à prática esportiva e cognitiva, além da distribuição de squeeze para que as crianças possam se hidratar com facilidade.

As escolas municipais beneficiadas pela ação foram José Bonifácio, Menino Jesus e Colégio Estadual Padre Henrique Vincenzi, porém no futuro, todas as instituições devem ser atendidas pelo programa. “Promover ações preventivas de doenças e de agravos a saúde dos estudantes é primordial para garantir uma vida mais saudável da nossa sociedade”, finaliza Eliane.