Projeto de revitalização da Avenida Brasil Argentina prevê modernidade e usabilidade para a principal via do município

A administração municipal de Vitorino apresentou na noite desta quinta (25), o projeto de revitalização da Avenida Brasil Argentina, com 1.300 metros de extensão. A via será totalmente recapeada, em uma modernização com viabilização de recursos de mais de 5 milhões de reais, via Ministério das Cidades, através de indicação do deputado federal Fernando Giacobo.

Os recursos já estão em caixa, e a obra tem licitação marcada para o dia 01 de fevereiro. A expectativa, é que a obra inicie no mês de março. No projeto, uma readequação total da iluminação, a criação de uma ciclovia, o recape total do asfalto, obras de drenagem, e alterações pequenas na praça em frente à Paróquia, além de mudanças em algumas rótulas do trecho, para melhorar a trafegabilidade, ligando vias importantes da cidade.

Com a revitalização da pavimentação em mais de 33 mil metros quadrados de novo asfalto, nova drenagem, meio fio, mais de 700 metros quadrados de paver, novas 219 luminárias ornamentais, novas sinalizações horizontais e verticais, rampas de acessibilidade, uma ciclofaixa em concreto de ponta a ponta da Avenida, o novo piso cimentício da Praça Padre Luiz Basso que será totalmente remodelada com a finalidade de oferecer usabilidade para o espaço, finalizando com os novos mobiliários urbanos.

Para o prefeito Marciano Vottri, o alinhamento técnico neste projeto fez toda a diferença, pois a equipe de Engenharia produziu o projeto em uma força tarefa de vários dias e feriados de trabalho, inclusive, para entregar o resultado apresentado em tempo recorde, o que possibilitou a garantia do recurso no Ministério das Cidades. Para Marciano, a Avenida Brasil Argentina é “… o coração pulsante da nossa cidade, é um coração do comércio, é um local de encontro das pessoas, é um local que nós caminhamos no final de semana, e merece ser remodelada”. Ainda de acordo com o prefeito, “a Avenida foi formatada pela última vez em 2006. E a estrutura daquela época, já cumpriu seu papel. Nós não vamos arrancar as árvores, pois não podemos imaginar a Avenida sem árvores, ela ficaria morta. Nós temos uma praça que não é utilizada, ali passará por uma reforma. A rotatória também, que é um problema de confluência, passará por uma reestruturação de logística, para dar funcionalidade à nossa Avenida. Data de licitação, dia 01 de fevereiro, então em março temos obras na nossa Avenida”, explicou Marciano.

O ato de apresentação ocorreu no auditório do Novo Cras, com a presença de empresários que possuem seus empreendimentos na Avenida Brasil Argentina, também de autoridades como o vice-prefeito Marcio Tibes, vereadores do município, como líder do governo Valderi Ilha, secretários e servidores, além do representante do deputado federal Fernando Giacobo, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello.