Roda de conversa aborda inclusão em Vitorino

Hoje, quinta-feira 21 de setembro, é o dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), realizou uma manhã diferente. Em alusão ao Setembro Verde, dinâmicas de fisioterapia e psicologia, ajudaram no debate de questões de representação e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade vitorinense.

O evento aconteceu na Praça Luiz Julio Basso, em frente a Igreja Matriz, com apoio do Centro de Referência em Assistência Social, o Cras Vitorino. “Este evento é um sinal de alerta para a população, para que as pessoas com deficiência não sejam lembradas pelas suas deficiências, mas sim por quem elas realmente são, seres humanos como todos nós”, afirmou Cleide Bortolatto, diretora da Escola Básica 7 de Abril, a Apae do município.

Para a presidente do CMPD, Elizandra dos Santos Zilio, a inclusão não se dá apenas através dos ajustes de estruturas. “A inclusão que a pessoa com deficiência necessita, é o abraço de aceitação do outro, que também possuí suas deficiências, mas ainda não reconhece”.

Já o prefeito Marciano Vottri, que também participou da roda de conversa, reforçou a necessidade de uma consciência coletiva de incluir. “Embora o ato símbolo, este encontro tem o dever de promover algo que não deveria ser defendido no dia de hoje apenas, mas o tempo todo. Nós precisamos, cada vez mais, lutar para que a sociedade seja justa, solidária e inclusiva. É possibilitar que cada pessoa tenha o seu espaço coletivo na sociedade, e para isso, precisamos relembrar que é necessária uma sensibilidade maior. Precisamos que este caminho seja construído coletivamente, com todos os membros da nossa comunidade”, concluiu Marciano.