Notícias

Autor: Imprensa@vitorino.pr.gov.br

Sistema de Esgotamento Sanitário em Vitorino deve entrar em funcionamento até outubro

Vitorino está prestes a receber um sistema completo de coleta e tratamento do esgoto doméstico. A necessidade que iniciou em 2021 como um projeto apresentado ao Governo do Estado, agora está muito próximo de tornar-se realidade. Faltam apenas 2% da rede coletora de esgoto e 5% da estação de tratamento de esgoto para serem concluídos. Segundo a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), na estação faltam apenas a conclusão do Filtro Anaeróbio e a realização dos testes operacionais. Já na rede coletora, restam ainda a interligação de um trecho no interceptor, a lavagem da rede e os seus testes operacionais.

A nova estação de tratamento de esgoto, que fica próximo à Vila Rural, terá capacidade de 10 litros por segundo, e quando inaugurada, já estará dimensionada de tal forma a comportar toda a bacia onde foi instalada, inclusive para residências futuras, de terrenos vagos, por exemplo. Através desses dois sistemas trabalhando juntos (rede coletora e de tratamento), mais de 50% da população da sede do município será atendida, e a previsão é que entre os meses de setembro e outubro, ambos estarão em pleno funcionamento. 

A rede coletora de esgoto possibilitará que o esgoto doméstico dos imóveis das áreas contempladas pela obra seja lançado diretamente à rede coletora, por meio das ligações prediais de esgoto. A rede coletora de esgoto, por sua vez, está interligada ao Interceptor, uma tubulação de maior porte que conduz o esgoto coletado nas redes para a Estação, onde passará pelo processo de tratamento, para retornar ao meio ambiente na forma de efluente tratado, de acordo com os parâmetros legais.

Ao mesmo tempo em que as obras estão sendo realizadas, há um trabalho socioeducativo com a comunidade, que repassa orientações sobre o sistema de Esgotamento Sanitário em Vitorino. Ainda segundo a Companhia, ao término das obras e dos testes operacionais, os moradores serão informados para realizarem as ligações de seus imóveis à rede, quando ela estiver liberada.

No atual contrato, estão previstas 957 ligações prediais de esgoto, ou seja, 957 imóveis serão atendidos. Na segunda parte do contrato, de ampliação da rede coletora (já previsto, onde serão investidos aproximadamente 8 milhões de reais), 74% da população será atendida pela coleta e tratamento do esgoto sanitário. Para tal, a estação de tratamento já está dimensionada a atender à área ampliada.

Ao todo estão sendo investidos mais de 11,5 milhões de reais, em uma obra que segundo o prefeito Marciano Vottri, irá beneficiar a população de Vitorino, “com o bem mais precioso que é a saúde, uma qualidade de vida maior e uma valorização dos imóveis, entre outros benefícios que certamente o vitorinense merece, e através de mais uma obra pública de nossa gestão, esse serviço chegará em mais de 50% das casas de nossa cidade”, afirmou Marciano. Além dos benefícios na saúde pública, há ainda o benefício ao meio ambiente. Conforme explicado pela Sanepar, o sistema preserva os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água de Vitorino.

Pular para o conteúdo