Vitorino anuncia 24 milhões em investimentos para 2024

Na noite de quinta-feira (18), o prefeito Marciano Vottri apresentou à comunidade local, o planejamento estratégico de recursos que já chegaram ao município, e serão destinados para investimentos em obras de pavimentação, ampliações e reformas de prédios públicos além de um projeto inovador de urbanização. Ao todo, o valor total de recursos chega à 24 milhões de reais, divididos em 15 investimentos. O evento contou com a presença de líderes da sociedade organizada, do comércio, da indústria, de vereadores vitorinenses, e dos servidores públicos envolvidos nas obras anunciadas. A maioria dos investimentos estão em fase de licitação, com recursos já garantidos.

O primeiro investimento apresentado foi o projeto Ilumina Vitorino, que já teve licitação, e com investimentos de R$ 1,55 milhões, o município irá trocar todas as lâmpadas dos postes públicos, para lâmpadas de LED, garantindo economia e eficiência da iluminação pública. Para a presidente do Legislativo, vereadora Joseane Martarello, “é uma satisfação fazer parte desta gestão. Se o prefeito não tivesse trânsito com o governo do Estado, e não ouvisse tanto a população, nós com certeza não estaríamos onde estamos hoje”. Já o vice-prefeito, Márcio Tibes, destacou a preocupação em atender todos os públicos, com os recursos captados. “Hoje é um dia histórico, estamos cuidando do interior e da cidade, das crianças e dos mais necessitados. O prefeito está nos cobrando sempre, e a cobrança deve ocorrer, pois sem ela, não tem trabalho”, explicou Tibes.

O prefeito Marciano Vottri destacou a apresentação do vídeo introdutório ao que ocorreu em nos últimos anos no município. “Isso já vem acontecendo na nossa cidade, desde 2021. Existe uma linha de conexão e raciocínio, e ela tem um porque. Nós não podemos falar de obras públicas sem contextualização. E para falar de obra pública, é preciso ter serviço público em dia. Caso contrário, perde sentido você investir 2,5 milhões em uma praça, como a que está em construção, aqui ao lado. Esse local, a Secretaria de Desenvolvimento Social antigamente era um depósito, o Clube dos Idosos foi reformado, o asfalto no bairro Aves do Paraíso, no Luiz Gobatto. 8,5 milhões de asfalto no bairro Araucária Park, e agora apresentamos mais 24,3 milhões em investimentos”.

Segundo Marciano, todos os recursos expostos estão garantidos e serão aplicados ainda em 2024. “A Bíblia fala que em nossa vida há tempo de plantar e colher, e hoje nós colhemos o resultado de um trabalho que é muito grande. Falamos aqui de vários projetos e o último deles, foi a revitalização da Avenida. E aqui eu abro um parêntese, pois as obras precisam ser sincronizadas. Nós iniciamos com a obra do esgoto em 2022, agora imagine nós entrarmos com o esgoto, em uma avenida já revitalizada, não daria certo”, concluiu.

Ao relatar a origem dos 24 milhões de reais em investimentos, o prefeito Marciano Vottri também citou os parceiros do município, fundamentais para garantir avanços e obras, em tempos de controle de gastos públicos. “Temos que ser humildes e reconhecer que temos muitos parceiros, pessoas que nos ajudam a construir esse caminho de viabilização de recurso. Então chegamos lá em Curitiba ou em Brasília, com demandas e necessidades, e temos portas abertas, e nossa cidade passa a ser vista de modo diferente. Nós podemos citar nossos grandes amigos deputados Luiz Fernando Guerra, Adão Litro, Paulo Litro e o Giacobo, e nós vamos contar, ao longo dos próximos dias, detalhadamente de onde veio cada recurso, a título de justiça e reconhecimento a quem nos ajudou”.

Ao contextualizar o processo para que obras públicas saiam do papel, Marciano lembrou também de pessoas importantes para a elaboração dos projetos técnicos de qualidade, que auxiliam o município a garantir o recurso financeiro, que fará o projeto se tornar realidade. “Olhamos para algo que precisa ser transformado, em uma demanda da população. Disto, construímos um projeto, com toda a equipe técnica. Sem projeto, nada acontece. Com o projeto, pode ser que nós consigamos o recurso e a obra aconteça.” O prefeito aproveitou a oportunidade, e explicou que apenas dois dos quinze investimentos apresentados, são de recursos próprios do município, através de operação de crédito. “Ou seja, 90% é recurso que não tem nenhum custo para nossa cidade, que são viabilizados externamente, junto ao Governo do Estado, e ao Governo Federal. São recursos que vão se materializar, e mudarão a realidade de Vitorino”, finalizou Marciano.

Os recursos apresentados são:

– Ilumina Vitorino, com aporte de R$ 1,55 milhões para lâmpadas de LED;

– Ampliação da Escola Alézio Gervásio Fin, aporte de R$ 890 mil;

– Reforma do CMEI Palmira Dalmolin, aporte de R$ 701 mil

– Reforma e Ampliação da Unidade Central de Saúde, com aporte de R$ 800 mil;

– Asfalto Novo, Vida Nova, com aporte de R$ 4 milhões em pavimentação sobre cascalho;

– Asfalto em vias Públicas, com aporte de R$ 1,18 milhão, para pavimentação sobre calçamento;

– Asfalto no Luiz Basso e Rua Fracaro, com aporte de R$ 959 mil;

– Asfalto Forquilha, programa Itaipu Mais que Energia, aporte de R$ 2,3 milhões;

– Asfalto Acesso ao Morro Divisor, aporte de R$ 2,2 milhões;

– Calçamento Rio Caçador e Caravaggio, aporte de R$ 2,16 milhões;

– Aquisição Caminhão Prancha, com aporte de R$ 700 mil;

– Aquisição Caminhão Caçamba, com aporte de R$ 898 mil;

– Recicla Mais Vitorino, com aporte de R$ 238 mil

– Revitalização Rua da Praia, com aporte de R$ 600 mil;

– Revitalização Avenida Brasil Argentina, com aporte de R$ 5 milhões.

Os investimentos somados, totalizam o valor de R$ 24.313.887,50. Nas próximas semanas, cada um dos recursos serão apresentados individualmente, para informações detalhadas, como origem de recurso até à aplicação deles em cada parte dos respectivos projetos.