Vitorino anuncia realização de concurso público

Sem realizar um concurso público desde 2018, a administração pública de Vitorino autorizou na semana passada, através da Lei nº 2058, de 07 de novembro de 2023, o concurso público que deve ter edital aberto e inscrições na primeira quinzena de janeiro de 2024. São 41 vagas disponíveis, que em comparação ao último concurso realizado, representam mais que o dobro, já que na época o processo disponibilizou 14 vagas, e teve prazo de validade estendido até o fim de 2022, por conta da pandemia. Neste período, o município realizou três processos seletivo simplificado, para recompor o quadro de servidores. A Câmara de Vereadores de Vitorino também disponibilizará uma vaga para Analista Legislativo.

As vagas são para nível administrativo superior, nível técnico administrativo e nível operacional básico, além de docentes 20 e 40 horas. A instituição que realizará o concurso público 2023/2024 de Vitorino, será a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com campus em Pato Branco. Para o prefeito Marciano Vottri, o objetivo principal do concurso, neste momento, é a recomposição do quadro de servidores efetivos, com base na demanda de diversos setores da administração pública. “Nosso município tem crescido exponencialmente, a exemplo de bairro descentralizados, que demandam a reposição de servidores para manter os serviços básicos na saúde, na educação, na infraestrutura e nas demais áreas”, afirmou Marciano.

Sobre a contratação da UTFPR para realização do concurso, Marciano reafirmou a garantia da segurança e transparência de todo o processo, que é realizado também com base nos limites de gastos com pessoal, impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Uma universidade pública federal, com o respaldo e o renome de segurança e transparência que uma universidade federal pode oferecer”, completou o prefeito. O município nos próximos meses, terá a satisfação de inaugurar mais uma creche, com disponibilidade de 200 vagas, no bairro Araucária Park. Com isso, a demanda de profissionais aumenta, o que justifica a realização do concurso, conforme o Marciano. “Será um processo com mais amplitude e principalmente, com a garantia da presença dos servidores necessários nos locais em que eles devem estar. Por exemplo, a abertura de novas creches, como no Araucária Park, a ampliação dos serviços de saúde no centro urbano e, também, do controle de todos os serviços de assistência básica, de limpeza pública, de infraestrutura, de assistência social, de agricultura, do setor rodoviário, para que sempre tenhamos serviços de boa qualidade”, explicou.

Abaixo as vagas disponíveis e a Lei que autoriza o concurso, na íntegra.

LEI Nº 2058, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2023

Arquivos: