Vitorino cresce 49% na última década e alcança maior salto populacional em proporção no Sudoeste, segundo Censo 2022

Em campanha desde o ano passado, e atuando firmemente junto à população com objetivo de incentivar a participação de todos nos últimos dias do Censo Demográfico 2022, a Prefeitura de Vitorino recebeu ontem os dados oficiais da contagem realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O salto foi positivo e o maior proporcionalmente, entre os municípios do Sudoeste do Paraná. Saímos de 6.513 habitantes em 2010, para 9.706 em 2022. Com relação à densidade demográfica, alcançamos 31,49 habitantes por quilômetro quadrado. Segundo o prefeito Marciano Vottri, isso se deve a vários fatores que propiciam um cenário favorável à expansão. Um deles é a localização estratégica de Vitorino. “É um canal de corredor e logística do desenvolvimento, principalmente por veicular o entroncamento do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina com a PRC 280, que associado a algumas políticas públicas desenvolvidas por nós, temos formado um ambiente propício à instalação de novas empresas e consequentemente, o desenvolvimento também de pessoas na nossa cidade”, explica Marciano.

Também outro fator que influenciou diretamente no crescimento populacional na última década, é a descentralização de alguns bairros do município. A exemplo do Araucária Park. Com população estimada em 3 mil habitantes, possuí quase 15 anos de existência, e cresce 20% ao ano. “O bairro está conectado com o município de São Lourenço do Oeste, na divisa com o estado de Santa Catarina, e é o bairro mais populoso. Pela sua característica de pouco tempo de formação, o município coloca bastante investimento lá. A exemplo de escolas de educação básica, de unidades de saúde, de praças de lazer e convivência e vários projetos de pavimentação asfáltica que nós estamos levando para o bairro”, afirma Marciano, que ressalta a situação encontrada pelo município durante a realização do Censo 2022. “O município de Vitorino já ingressou com recurso no IBGE ainda ao término de janeiro de 2023, requerendo uma parcela de população do bairro Morada do Sol e do loteamento Câmara, que também pela proximidade de São Lourenço do Oeste e por inconsistências territoriais do IBGE e do Instituto de Terras e Cartografia, foram recenseados para São Lourenço do Oeste”.

Ao passo da apuração desse recurso, o município passará a compor nos dados estatísticos do IBGE com mais 140 imóveis, e com isso, devemos anotar um crescimento ainda maior no número populacional. O objetivo, segundo Marciano, é ter em mãos os indicadores corretos e precisos, “pois eles são extremamente importantes na tomada de decisões, na elaboração de políticas públicas, e principalmente para que nosso município continue crescendo”, conclui o prefeito.

DCIM/105MEDIA/DJI_0155.JPG