Vitorino lança campanha para reta final do Censo 2022

O município de Vitorino, nessa terça-feira (10), lançou uma campanha para alcançar a cobertura total dos vitorinenses no Censo 2022. Com apoio da equipe local do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Prefeitura de Vitorino disponibilizou estrutura e comunicação para chegar, principalmente nas comunidades da zona rural, onde muitas casas não foram cobertas por diversos motivos, entre eles, o fato de não encontrar responsável no domicílio.

Para o prefeito Marciano Vottri, o Censo 2022 é de grande valia para a administração pública e para a futura gerência dos recursos do município. “O Censo Demográfico está chegando ao seu final. O nosso município cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos. Mas a contagem de uma maneira correta, exata e precisa é muito importante”, afirma Vottri. Segundo os dados preliminares das coletas realizadas até o dia 25 de dezembro de 2022, apresentados pelo IBGE dia 28, no evento “Censo Demográfico – Avanços e Desafios” no Rio de Janeiro, o Brasil possuí 207,8 milhões de habitantes. O IBGE disse que a divulgação tem objetivo de cumprir com a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. Esse mesmo relatório afirma que Vitorino, mesmo que previamente, já apresenta o maior crescimento do Sudoeste do Paraná, com relação ao último Censo realizado, em 2010, quando o município tinha 6.509 habitantes.

Segundo os dados preliminares, Vitorino possuí 9.942 habitantes, o que significa um crescimento de 52,7% com relação a uma década, e também posiciona o município como o quinto do estado do Paraná que mais cresceu. É um acréscimo de 3.433 habitantes. Porém, conforme a equipe local do IBGE e os cadastros da Rede Municipal de Saúde, existem muitas residências em Vitorino para serem visitadas.

Dessa forma, a administração pública municipal e o IBGE estão disponibilizando canais de comunicação para que o cidadão que não recebeu visita do recenseador possa agendar essa visita, a fim de que seja realizada a coleta dos dados. “Portanto se você ainda não recebeu a visita do recenseador, entre em contato no Whatsapp. Será realizado um agendamento, para que você possa responder ao questionário do Censo Demográfico 2022. Os indicadores corretos e precisos da contagem populacional, são extremamente importantes para tomada de decisões. Assim como também para a elaboração de políticas públicas, e principalmente para que nosso município continue crescendo”, explica Vottri.

O contato de WhatsApp do IBGE para os cidadãos vitorinenses é o 45 9 9809-2909. Há também um telefone fixo disponível, 46 3227-1256. Em ambas as formas, o cidadão deve informar seu nome, o seu endereço completo – com atenção para o número da casa e o bairro ou comunidade da zona rural – além de quantos habitantes vivem em sua residência. Com esses dados, o IBGE irá se deslocar, com auxílio do município, até as casas que porventura, ainda não foram visitadas para coleta precisa dos dados do Censo 2022 em Vitorino.