Vitorino sedia e vence Copa Sudoeste de Taekwondo 2023

Durante todo o último domingo (23), o Ginásio Ademir Zílio abrigou 350 atletas para realização da Copa Regional Sudoeste de Taekwondo 2023. Evento foi promovido em parceria da Prefeitura de Vitorino, a Federação Paranaense de Taekwondo (FTPKD), e empresas patrocinadoras. Os atletas de onze municípios (Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Itapejara d’Oeste, Quedas do Iguaçu, São João, Pato Branco, Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Ampére, Vitorino e Toledo) competiram durante o dia todo, em pumsae e luta, divididos por faixa, idade e peso.

Presente na competição, o presidente da FTPKD, Ricardo Zimmer, falou da honra de o município de Vitorino, sediar o evento da Federação. “É um prazer imenso estar aqui, e agradecer ao prefeito pela hospitalidade ao evento. Agradecemos pelo apoio, pela cultura e pelo esporte, pois é assim que mudamos vidas”. Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello, o taekwondo é mais um esporte pelo qual o município de Vitorino adquiriu representatividade. “Queremos dizer que estamos felizes com a presença desse evento. Vitorino está avançando em todas as áreas, e no taekwondo não seria diferente. E o taekwondo tem essa importância de ensinar não apenas a arte de usar os pés e as mãos, mas o respeito e a disciplina”.

Há quatro anos Vitorino possuí uma equipe de taekwondo, através da equipe Sales Taekwondo, do professor Rafael Sales. Apesar de ser recente, a equipe possuí resultados nacionais e regionais. Para o prefeito Marciano Vottri, o esporte mais uma vez, demonstra sua força na construção de uma sociedade saudável. “É com muita alegria que Vitorino se torna a casa do taekwondo. Agradecimento aos organizadores, na pessoa do professor Rafael Sales, e aos pais, que estão investindo esse tempo na vida de seus filhos. O esporte, como o taekwondo, transcende as quadras, e chega na formação do cidadão. Esses atletas fazem muito mais que um esporte, estão se preparando para a vida”.Ao fim da Copa Sudoeste de Taekwondo, a equipe vitorinense, Sales Taekwondo Team levou o primeiro lugar, com 729 pontos. Em segundo lugar, a equipe pato-branquense Associação Silva Taekwondo, com 693 pontos. Já em terceiro lugar, a Associação Sudoeste de Taekwondo, com 340 pontos.